Bar de Águas Claras é flagrado furtando energia pela Neoenergia; saiba qual

 

A Neoenergia flagrou quatro bares e restaurantes do Distrito Federal realizando furto de energia. De acordo com a companhia, três lojas estão localizadas na Asa Sul e outra em Águas Claras. A segunda fase da Operação Happy Hour totaliza que, juntos, os estabelecimentos somaram aproximadamente R$ 790 mil de prejuízos aos cofres.

O volume de energia recuperado foi maior que 1 milhão de kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 5,8 mil residências por um mês. Os estabelecimentos estavam com irregularidades na medição consumida e mensurada pelos medidores.

Segundo informações ,somente no bar Villa Carioca, em Águas Claras, foram furtados 600 mil kWh de 3,4 mil residências em um mês. O “gato” gerou consumo de R$ 432 mil na região.

Toda energia não medida e consumida será cobrada por meio de processo administrativo. As irregularidades foram retiradas, os estabelecimentos, regularizados, e as constatações serão enviadas à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para que os responsáveis respondam em âmbito criminal. Os processos contra outros estabelecimentos investigados seguem em curso na empresa e novas fiscalizações serão realizadas.

Assim como na primeira fase da Operação Happy Hour, em 27 de julho, quando um bar na Asa Sul teve o furto de energia constatado pela distribuidora, os alvos da operação foram mapeados após análise de fiscalizações em campo e do centro de inteligência da Neoenergia Brasília.

 

Fiscalização rigorosa

Para identificar as unidades como possíveis consumidoras irregulares, a distribuidora utiliza softwares associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, auxiliando as ações de investigação em campo. Esses sistemas permitem uma maior assertividade das operações de combate ao furto de energia.

A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro (CPB), com pena de até oito anos de reclusão pela prática ilegal. A Neoenergia destaca que o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a concessionária. As denúncias são feitas de forma anônima nos canais de atendimento, por meio do telefone 116, ou pelo site da Neoenergia Brasília www.neoenergiabrasilia.com.br.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DOS FATOS:

O Villa Carioca fora surpreendido ontem, dia 03/08, com a visita de funcionários da Neoenergia, sob alegação de que haveria fraude no relógio de medição de energia.

O Villa Carioca esclarece que em nenhum momento foi informado sobre a conclusão e existência de irregularidade no relógio que registra o consumo do restaurante, não havendo autuação nesse sentido, conforme se verifica no Termo de Ocorrência emitido pela própria Neoenergia, inclusive constante ANGENDAMENTO PARA O DIA 18.08 às 08 horas.

O Villa Carioca está colaborando com toda a fiscalização e investigação.

Logo, não se justifica a veiculação de informações inverídicas pela imprensa, já que não restou confirmada qualquer irregularidade por parte do estabelecimento, considerando, inclusive, o curto espaço de tempo entre a retirada do relógio e a realização de uma perícia técnica.

O Villa Carioca combate qualquer informação inverídica veiculada que desabone a conduta lícita da empresa, a assessoria jurídica já está apurando e fazendo a identificação das fontes para que sejam reparados os danos causados nas formas da lei.

Atenciosamente

*Assessoria Jurídica do Grupo Villa – MFVA ADVOGADAS *

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.