Águas Claras teve o pior desempenho na vacinação infantil

//Águas Claras teve o pior desempenho na vacinação infantil

Um relatório divulgado pela Secretaria de Saúde mostra que a vacinação infantil no DF ficou abaixo da meta esperada. Além disso, Águas Claras foi avaliada como a cidade com o pior desempenho neste quesito. Motivos podem ser os problemas recorrentes na sala de vacinação.

Um levantamento da Secretaria de Saúde divulgado nesta terça-feira (26), mostrou que o DF não está bem no quesito vacinação infantil. Os resultados indicam que 12 regiões do Distrito Federal ficaram abaixo da meta esperada de vacinação em 2018. Os dados se referem aos 11 tipos de imunização que fazem parte do calendário infantil. Além disso, Águas Claras teve a pior classificação entre as regiões.

Segundo as informações divulgadas, em Águas Claras apenas 23% dos recém-nascidos foram notificados como imunes à tuberculose. Dessa forma, acabou ficando em primeiro lugar entre os locais com piores indícios. Segundo o relatório, a aplicação de vacinas foi subnotificada em 44% da área de cobertura da Saúde. Além de Águas Claras, também ficaram abaixo da média:

  • Itapoã
  • Paranoá
  • Planaltina
  • Plano Piloto
  • Recanto das Emas
  • Samambaia
  • São Sebastião/Jardim Botânico
  • Sobradinho/Fercal
  • Vicente Pires

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que, pelo menos, 95% das pessoas sejam vacinadas. Entretanto, os resultados se mostraram pouco satisfatórios. Por outro lado, é possível que este dado seja simplesmente um problema dos sistemas na sala de vacina. Segundo a Secretaria de Saúde, os postos e centros de saúde usam um sistema informatizado para enviar os dados completos de todas as salas de vacina. Entretanto, nem todas as unidades têm acesso a internet e há falhas no sistema.

Problemas recorrentes na sala de vacina de Águas Claras

Olhando por esse lado, Águas Claras de fato teve outros sérios problemas com sua sala de vacinação. Desde sua inauguração, em agosto de 2017, o local apresenta problemas recorrentes de estrutura e precisa ser fechado para manutenção. Dessa forma, dificilmente a comunidade consegue ser atendida aqui e geralmente é encaminhada para a UBS 1, no Areal. Com isso, é possível que os moradores tenham procurado o serviço por outros meios e isso tenha sido um fator chave para o resultado ruim. O DFAguasClaras segue acompanhando o processo de resolução da manutenção do local. Dessa maneira, para conferir atualizações semanais sobre a sala de vacina da praça Rouxinol basta acompanhar nossos stories do Instagram.

 

 

Foto: Secretaria de saúde do Distrito Federal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faz o seguinte, segue o nosso Instagram. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected] ( Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Além disso, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br

Ademais, aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.