Águas Claras: mulheres são maior parte de infectados pela Covid-19, mas homens morrem mais
A pandemia do coronavírus no Brasil atinge majoritariamente pacientes do sexo feminino. Em Águas Claras, a curva segue os mesmos passos do restante das cidades administrativas: a maioria dos casos confirmados da Covid-19 são de mulheres.
Em números, os dados confirmam: a Secretaria emitiu nas últimas 24 horas 1.066 novos casos da Covid-19 no DF, sendo 473 novos casos do gênero masculino e 593 novos casos do gênero feminino. Se filtrarmos os dados apenas de Águas Claras, a cartilha segue a mesma: 18 homens e 22 mulheres, totalizando 40 novos casos.
Desde do início da pandemia, os números ficam mais escancarados: 8.900 casos (46,6%) são de pessoas do gênero masculino, sendo 10.188 casos (53,4%) pessoas do gênero feminino. No entanto, quando se contabiliza as óbitos, dados apontam que, mesmo sendo minoria dos contaminados, os homens morrem mais.
Dados assustam
Monitoramento da Secretaria da Saúde nas regiões administrativas mostram que, em todas as regiões do DF, o número de óbitos de homens são mais constatados. Em Águas Claras, por exemplo, 188 óbitos foram registradas desde do início da pandemia, sendo 125 são homens (66,5%) e 63 são mulheres (33,5%). No DF, 4.121 de 7.210 são de homens (57,2%).
Segundo o médico infectologista e professor da Universidade de Brasília, Jonas Brant, além de outros fatores, há indícios que uma proteína facilite a entrada do Covid-19 no organismo.
“Homem tem maior letalidade, ou sejam quando infectados morrem mais que mulheres. Os determinantes não são claro, mas existem hipóteses como a busca tardia por atenção medica, outra hipótese é a de uma enzima que facilita a entrada dos vírus nas células (ACE-2) ter maior concentração em homens”, afirmou, em contato com o DFÁguasClaras.
Quando comparamos outras doenças que, como a Covid-19, são virais e não têm vacinas com eficácia total, notamos que o vírus do novo coronavírus faz estragos no Brasil, seja em números de casos ou óbitos. Dentro de um período de 3 de janeiro a 20 de março deste ano, a dengue, outra doença que atinge os brasileiros, o DF registrou 2.698 casos da dengue e não houve óbitos.
Em comparação ao vírus da Covid-19, no mesmo período, 74.467 casos foram registrados, com 1.086 óbitos.
Vacinação
Balanço da 1ª dose
- Região de Saúde Central: Asas Sul e Norte, lagos Sul e Norte, vilas Planalto e Telebrasília, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Noroeste
- Região de Saúde Sudoeste: Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas, Águas Claras, Arniqueira e Vicente Pires
- Região de Saúde Oeste: Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente/Pôr do Sol
- Região de Saúde Centro-Sul: Guará, Cidade Estrutural, SIA, SCIA, Candangolândia, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II
- Região de Saúde Sul: Gama e Santa Maria
- Região de Saúde Norte: Sobradinho, Sobradinho II, Planaltina e Fercal
- Região de Saúde Leste: Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e São Sebastião
Total de doses aplicadas: 360.178
Doses distribuídas: 408.620
Balanço da 2ª dose
Total de doses aplicadas: 140.433
Doses distribuídas: 218.010
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA
Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772
Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.