ADASA esclarece sobre ampliação do racionamento

//ADASA esclarece sobre ampliação do racionamento

A Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF) esclarece que a Resolução nº 23, publicada nesta sexta-feira (20) no DODF (Diário Oficial do Distrito Federal), apenas autoriza a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do DF) a ampliar o período de racionamento de água, mediante apresentação prévia de um Plano de Racionamento.

Adasa JB

A ampliação da medida restritiva só pode entrar em vigor após esta Agência analisar e aprovar o referido plano, que até este momento ainda não foi apresentado pela concessionária.

Além disso, a Resolução nº 09 de 15 de maio de 2017 estabelece que o acompanhamento dos parâmetros da Curva de Acompanhamento dos níveis dos reservatórios será semanal, mas, conforme §2º do art. 1º, serão utilizados para verificação do comportamento da curva os valores do último dia do mês. Para outubro, a meta para o Descoberto é de 9%. Desta forma, qualquer medida que restrinja mais o consumo de água seria tomada quando o volume útil do reservatório chegasse a esse nível.

A Resolução nº 23 determina ainda que os irrigantes dos principais afluentes do reservatório do Descoberto (rio Descoberto, córrego Chapadinha, córrego Olaria, córrego Capão Comprido, ribeirão Rodeador e ribeirão das Pedras) suspendam as captações de água superficial nos dias pares.

Tarifa de Contingência

A Resolução nº 24, também publicada hoje no DODF, autoriza a Caesb a utilizar os recursos oriundos da Tarifa de Contingência para ações de captação de água do volume morto do reservatório do Descoberto, obras em adutoras e estações elevatórias e campanhas de comunicação para informar e orientar a população sobre a situação de escassez hídrica no DF.

A concessionária deverá apresentar à Adasa, em até dez dias, cronograma atualizado de implantação do sistema de exploração do volume morto do Descoberto.

Por fim, a Agência ressalta que, diante da gravidade da crise hídrica, é fundamental a colaboração da população, reduzindo o consumo e evitando o desperdício de água, para que possamos atravessar esse período com segurança.

DFÁguasClaras: Fato é que não podemos nunca desperdiçar esse bem vital. Então vamos concientizar nossos filhos, vizinhos e familiares lembrando sempre que o exemplo é disparado a melhor forma de convencer alguém. 

Para fazer parte do grupo DFÁguasClaras no whatsapp, envie nome e número para [email protected] (Objetivo do grupo é levantar assuntos sobre Águas Claras e propor solução. Outro objeto é o de aproximar os moradores e ajudar com informações úteis ao nosso dia a dia.)

Você também pode e deve baixar nosso aplicativo “dfaguasclaras” trata-se de um  app completo sobre Águas Claras com programação de cinema, contato com a PM da cidade, contato com administração e muitas outras facilidades. O melhor de tudo é grátis!!!

ANDROID clique aqui 

IOS: Disponível em mais alguns dias

Não esqueça que toda terça na Web Rádio Águas Claras, temos um encontro marcado às 20hs no programa VIVENDO ÁGUAS CLARAS. Você escuta aqui no site ou via aplicativo.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.