Operação Hookah identificou sete lojas que vendiam produtos supostamente irregulares. Fiscais da Receita Federal e da Fazenda local encontraram produtos sem nota fiscal e registro.

narguilé
narguilé

Uma operação da Receita Federal, da Secretaria de Fazenda e da Polícia Militar apreendeu 234 caixas de narguilés em estabelecimentos comerciais do Distrito Federal. A mercadoria – avaliada em R$ 800 mil – foi retida nesta quarta-feira (1º), como resultado da operação Hookah. Os produtos não tinham procedência comprovada.

Segundo os investigadores, as essências e insumos utilizados nos narguilés também não tinham sido submetidos ao controle dos órgãos regulatórios, a exemplo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além dos narguilés, também foram apreendidos acessórios e essências de importação proibida.

Os suspeitos mantêm comércios nas regiões de Águas Claras, Taguatinga, Riacho Fundo II, Plano Piloto e Paranoá. Eles têm até 48 horas para comprovar a origem dos produtos. Se comprovada a irregularidade da carga, ela ficará retida.

Em nota, a Receita Federal informou que a operação também identificou “empresas de fachada e comercializadas no mercado interno”. De acordo com os fiscais, a seleção dos comércios foi realizada por meio de “cruzamento de dados” dos sistemas da Receita Federal que teriam indicado “grande quantidade de mercadorias importadas irregularmente”.

Operação Hookah

De acordo com os fiscais, o nome escolhido para a operação Hookah faz referência ao termo usado na Índia – e em alguns países de língua inglesa – para o narguilé.

O produto é uma espécie de “cachimbo de água” utilizado para fumar tabaco aromatizado. O ar aquecido por carvão passa pelo fumo e resfria no líquido antes de ser aspirado – e eliminado em seguida – pelo usuário. O fumo, também conhecido como essência, é composto de tabaco e frutas ou aromatizantes.

Fonte: G1

Narguilé e os efeitos no organismo

O narguilé é um cachimbo composto por carvão, essência e água, e por conter este último item citado, muitas pessoas acham que as impurezas irão ser filtradas, sendo assim menos inofensivo à saúde do que o cigarro, por exemplo. Mas estes indivíduos estão completamente enganados.

Ele traz malefícios à saúde, sim, e em meia hora, mais ou menos, pode equivaler ao fumo de 100 cigarros, já que ambos possuem as mesmas quantidades de nicotina e substâncias tóxicas.

Então, o narguile pode provocar diversas doenças, como: Enfisema Pulmonar e Câncer nos locais por onde a fumaça passa dentro de ti, além de transmitir outras enfermidades, ao compartilhar este cachimbo, como: Hepatite, Herpes e Tuberculose.

Portanto, pense muito bem antes de fumar narguilé, pois, até pode-se haver diversão no momento de tragá-lo, mas os malefícios à sua saúde são graves e pioram a cada dia.

Fonte: Narguilé consequências 

Participe do Grupo de WhatsApp DFÁguasClaras – Envie nome e telefone para: dfaguasclaras@gmail.com

Juntos, podemos fazer uma cidade melhor! Vamos participar!!!
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui
Baixe o Aplicativo da cidade de Águas Claras (Grátis)
Android (Disponível grátis) 
IOS: Aguardando a apple disponibilizar

No twitter siga: @DFAguasClaras
Instagram: DFÁguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta ter nosso app ou acessar  www.dfaguasclaras.com.br