A PROMESSA DO DINHEIRO RÁPIDO, FÁCIL E MUITO – AS FRAUDES FINANCEIRAS

/, Cidadania, Colunistas/A PROMESSA DO DINHEIRO RÁPIDO, FÁCIL E MUITO – AS FRAUDES FINANCEIRAS

Durante meu curso de mestrado em Nova Iorque, trabalhei por algum tempo no jurídico de uma firma de investimento financeiro em Wall Street. Há um mês atrás,um ex-colega me encaminhou uma matéria com o CEO da firma na capa, algemado, acusado de ter construído uma pirâmide financeira e dado cano em mais de 100 milhões de dólares de diversos investidores. Promessa de dinheiro fácil. Detalhe: todos eram investidores experientes, com mais de 20 anos de WallStreet.

No final de semana passado em um casamento no melhor estilo Rime of the Ancient Marinerum amigo me relatou que seu cunhado aplicou 5 mil reais em um investimento que tem retorno garantido de 10% ao mês e já inclusive rendeu seus primeiros 500 reais. Promessa de dinheiro fácil?

“Pode isso?” perguntou meu amigo, “A regra é clara”, eu lhe respondi:

NÃO EXISTE RETORNO GARANTIDO EM INVESTIMENTO!

Estes golpes estão sendo cada vez mais comuns, dinheiro rápido, fácil e muito, é de fato uma promessa tentadora. Um ambiente fértil para o surgimento de diversos esquemas fraudulentos, aventuras financeiras que podem rapidamente transformar um sonho em pesadelo. É preciso redobrar os cuidados para não cair em ciladas! Cuidado com promessa de dinheiro fácil.

E como se proteger destes golpes que vem surgindo cada vez mais violentos e ostensivos no mercado? Há algumas dicas importantes para se resguardar e poder aplicar seu dinheiro seguramente, porém antes vamos entender um pouco mais sobre os perigos que existem. Bora lá!

Em 1919 um imigrante recém-chegado da Itália para os Estados Unidos criou o primeiro esquema financeiro, estou falando de Charles Ponzi. Ele vendia selos de remessa de serviços postal internacional prometendo retorno de 50% do valor investido em 45 dias ou 100% em 90 dias. Devido ao seu sucesso no esquema, cada vez mais investidores foram atraídos.

Ocorre que, em vez de investir o dinheiro, Ponzi apenas redistribuía o capital como lucro. Obviamente este sistema não se sustenta, sendo necessário sempre investimento novo. É o famoso enxugar gelo: assim que cessassem os investimentos, não haveria mais retorno de capital. Um castelo de cartas. Novamente, promessa de dinheiro fácil que não se sustenta.

Ponzi foi preso em 12 de agosto de 1920.

As fraudes financeiras se modernizaram e existem até hoje. Justamente por isso, a prática de pirâmide financeira e demais esquemas tem previsão legal, sendo proibida na maioria dos países. No Brasil configura crime contra a economia popular (Lei 1.521/51).

E como funcionam as fraudes financeiras? Em termos mais brandos, operam assim: investidores são atraídos com promessa de retorno garantido, alto e em pouco tempo. O primeiro investidor recebe o retorno de seu investimento do dinheiro aplicado pelo segundo investidor, que recebe seu retorno do dinheiro do terceiro e assim sucessivamente.

Acontece que, a maioria dos investidores acabam por não retirar seu capital que rendeu tão bem em tão pouco tempo. Em time que está ganhando não se mexe. Os investidores aplicam mais. Como em um cassino, o ciclo fica inflado e o esquema vai se multiplicando e atraindo cada vez mais gente e mais dinheiro, até a fonte secar ou os investidores decidirem retirar seu dinheiro. Ai que mora o perigo, por que na verdade o dinheiro não foi aplicado em lugar algum, não rendeu nada, foi utilizado para sustentar o esquema fraudulento e seus operadores. Assimo castelo de cartas se desfaz e o resultado: poucos vão presos, muitos perdem muito.

Por sorte, há algumas características que eu vou passar que são de fácil identificação e que o leitor pode levantar imediatamente a bandeira amarela e ficar alerta. O engraçado é que as dicas abaixo são muito similares às lições que aprendemos desde criança: nada na vida é garantido, e se não estão sendo transparente com você estão te escondendo algo.

Parece tão obvio né? Acontece que quando as promessas de muito dinheiro rápido e fácil entram, a lógica sai.

Então vamos lá, a primeira bandeira amarela que deve fazer você querer encerrar o pitch de venda imediatamente é: retorno garantido, lucro alto e rápido.

 

 

O retorno só pode ser garantido se o operador tiver uma bola de cristal para ver o futuro. Absolutamente ninguém pode prever o amanhã, as flutuações do mercado financeiro, as guerras, o clima, as crises, as tensões diplomáticas, etc., etc., etc. Enfim, há tantas variáveis que é impossível prever a direção do mercado financeiro. Mesmo que nenhuma catástrofe ocorra, uma ação policial, uma matéria sensacionalista, qualquer coisa pode mudar uma previsão.

O mercado financeiro é volátil, no mercado financeirocomo também em nossas vidasabsolutamente nada é garantido.

A única forma de se mitigar o risco é realizando aplicações consideradas mais seguras e a longo prazo. Consequentemente, aplicações mais seguras tendem a render menos. É claro que há a possibilidade de proliferar seu portfólio de investimento em mais de uma característica, como por exemplo: 10% em aplicações arrojadas; 40% em aplicações intermediárias e 50% em aplicações conservadoras. Mas o retorno nunca será estratosférico se não houver risco.

Lembre-se da simples equação: + retorno + risco.

Outro alerta que deve fazer você querer sair da reunião na hora é a falta de informação sobre a aplicação que será feita, o que será aplicado, aonde e como.

Se o operador não for transparente com você com o que pretende fazer com o seu próprio dinheiro, ele está lhe escondendo algo. Simples assim. Ou o investimento dele é extremamente inseguro ao ponto de o operador ter vergonha de lhe contar, ou ele não está investindo em nada tangível.

Prezados leitores, não estou falando para não investir seu dinheiro, muito pelo contrário! Investir é necessário para uma boa saúde financeira. Invista seu dinheiro! Mas invista sabiamente. Faça algumas perguntas antes como, “se esse cara está prometendo tanto retorno por que não é bilionário escrevendo livros e dando palestras mundialmente?” Quando a esmola é grande o santo desconfia.

Estamos falando de dinheiro, da concretização de um sonho, de uma aposentadoria. Não deixe a lógica sair pela janela, pelo contrário, seja o mais desconfiado e cuidadoso possível. Analise, estude, procure a opinião de um profissional, tome cuidado! O prejuízo maior sai da sua conta.

Semana que vem abordarei mais sobre pirâmides financeiras e marketing multinível. Por hoje é só pessoal.

———————

Ademais…faça o seguinte: siga o nosso Instagram! Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected]

(Somente assuntos de Águas Claras).

Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]

DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!

No twitter siga: @DFAguasClaras

Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras

Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Além disso, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.

Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br

Ademais, aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

————————————————————————

Quer trocar uma palavrinha? Fale comigo.

Encaminhe e-mail para:

[email protected]

 

Paulo Victor Freire é formado em Direito pelo UniCEUB e Mestre pela Benjamin Cardozo School of Law na área de Soluções Alternativas de Conflito, sócio do escritório Paulo Victor Freire Advocacia & Consultoria Jurídica, atua nas áreas de Direito Internacional, Direito Empresarial, Direito Trabalhista e Direito Tributário.

1 Comment

  • Excelente artigo!! Com tantas fraudes, e nos mais diversos níveis, precisamos cada vez mais de esclarecimentos assim, com uma linguagem clara e de fácil entendimento. Parabéns!

    Nadia 16.10.2019

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.