A Participação Dos Pais e a Vida Escolar Dos Filhos

/, Colunistas, Comércio, Educação/A Participação Dos Pais e a Vida Escolar Dos Filhos

 

 

Hoje Marise Teixeira do Psicopedagoga do Espaço infantil Ciranda fala um pouco sobre a importância da participação ativa dos pais na vida escolar dos filhos e da visão onde família e escola em um processo conjunto são capazes de resultados extraordinários nas etapas do desenvolvimento infantil.

 

A escola faz parte do cotidiano das famílias. Por isso, os pais e responsáveis do aluno devem estar envolvidos no processo de aprendizagem. Pode-se dizer que a escola é o prolongamento do lar, onde a criança socializa e compartilha experiências e aprendizados. Dessa maneira, a colaboração e a interação da família com o corpo docente ajudam a resolver muitos problemas que poderão surgir ao longo do percurso escolar.

A “reunião de pais e professores” não é um simples evento que a escola organiza para dar satisfações aos pais. Ela tem o objetivo de compartilhar interesses e missões, tendo em vista os benefícios para o aluno. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria. É um oportunidade para os pais levarem suas duvidas, aflições e sugestões assim como receber um feedback da escola a respeito do desenvolvimento do próprio filho.

 

COMO ACONTECE?

Durante uma reunião, os representantes da escola apresentam temas relevantes no contexto escolar e os pais recebem orientações e esclarecem dúvidas, estabelecendo assim, uma relação de confiança e cooperação com os professores e monitores. Ouvir outros pais e suas vivências também é importante, ali podemos nos ver em outros pais e entender que outras pessoas passam pelas mesmas dificuldades que nós, criar e educar um ser humano é um processo que exige paciência, amor e perseverança. Precisamos praticar a empatia e respeitar nossos limites, sabendo que faremos o nosso melhor na maior parte do tempo, mas que está tudo bem se em algum momento perdemos a paciência, falamos mais alto, afinal nós também estamos no processo de aprender a ser pai e mãe.

 

Motivos importantes para a sua participação na reunião escolar:

 

  1. Conhecer melhor a escola

É fundamental aprofundar os conhecimentos sobre a proposta pedagógica e a metodologia de ensino da escola onde o filho está. O responsável deverá confirmar se os ideais apresentados pela equipe diretiva são compatíveis com os da sua família.

Além disso, pais e professores devem estar sintonizados em seus discursos e cobranças, evitando que a criança tenha conflitos. É prejudicial quando os pais cobram uma coisa e a escola outra. A criança acaba se sentindo sempre em falta com alguém.

 

  1. Conhecer como seu filho se comporta

O comportamento da criança pode ser um em casa e outro na escola. Conversando com os profissionais e com outros pais, é possível perceber como o filho é visto pelas pessoas que o cercam, podendo ajudá-lo melhor, quando necessário.

 

  1. Entender as crises da idade

As fases do crescimento são muitas e cada uma possui suas particularidades. A escola e os pais devem estar preparados para lidar com questões que surgem, enfrentando com naturalidade e respeito.

  1. Conhecer pessoalmente a família escolar

A escola é um espaço composto por diversos profissionais: todos capazes de repassarem valores que prevalecerão por toda a vida. Os pais devem ter confiança na equipe, para que a criança também siga segura.

 

Deixamos aqui a reflexão para que você seja o melhor exemplo possível na vida do seu filho e principalmente esteja presente e participativo em todas as fases da vida dele. Para criar um amanhã melhor precisamos nos dedicar as sementes do hoje.

Nosso canal está aberto para sugestão de pautas, e se houver qualquer dúvida pode enviar o seu e-mail para [email protected]

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.